Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ficou para, possivelmente, a segunda semana de abril a apreciação, no plenário da Câmara, da prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado como mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco, ocorrido em 2018. O presidente Arthur Lira classifica a matéria como sensível e embora tenha autoridade para pautá-la sem o parecer da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), optou por manter o rito regimental, só dando andamento ao caso depois do pronunciamento da comissão, que analisa o seu enquadramento conforme a Constituição. .

O pedido de vista formulado na CCJ, formulado por vários deputados, transferiu a votação naquele órgão pelo tempo de  duas  sessões ordinárias, que só se realizarão depois que os parlamentares retornarem do feriado da Semana Santa, da comemoração da Páscoa e do encerramento dos  esforços que muitos deles realizam em suas bases para a transferência de vereadores entre partidos, conforme estabelece a janela partidária, que se fechará no dia 5.

O plenário da Câmara é o foro constitucional e regimental para decidir pela manutenção ou relaxamento da prisão, decretada pelo Supremo Tribunal Federal. Vencerá a tese que receber 257 votos ou mais. Por ora, o parecer do relator da CCJ, deputado Darci de Matos (PSD SC), é pela manutenção da prisão. A defesa de Brazão, hoje recolhido à penitenciaria da Papuda, classifica a prisão como inconstitucional e pede sua revogação. De outro lado, parlamentares do PSOL – o partido em que Marielle era filiada - e de outros partidos à esquerda propõem a cassação do deputado.

A prerrogativa de foro privilegiado dos parlamentares os remete para julgamento e execução do processo no STF. A Câmara tem a primazia de manter ou revogar a prisão do seu membro. A decisão, no entanto, depende do conjunto probatório apensado ao processo. No caso de Brasão, a única chance do deputado ser liberto é a sua defesa encontrar provas capazes de invalidar o material coligido pela investigação da Polícia Federal sobre sua participação na morte da vereadora e do motorista dela, o que atualmente parece improvável.

Se por um lado protege o parlamentar acusado, a ponto de ensejar até a revogação da sua prisão, o foro especial também coloca sobre os ombros do colegiado a responsabilidade de apurar os ilícitos supostamente cometidos pelo colega e puni-lo com base no regimento. A cassação do mandato é a medida inicial, que anula os direitos de foro e coloca o réu para responder por seus atos perante a justiça como faria qualquer cidadão.

Verificou-se nos últimos anos um grande número de parlamentares – deputados e senadores – investigados, processados e até condenados e encarcerados pelo STF. O grande número de punições levou à presunção de que o Judiciário estaria invadindo as prerrogativas do Legislativo. Recentemente, o Congresso Nacional começou a discutir propostas que tornam mais claras as funções e direitos de cada poder. Agora, no envolvimento de Chiquinho Brazão no episódio Marielle, os deputados terão a oportunidade de demonstrar à Nação que a Câmara, no exercício do seu poder, é quem decide o destino dos seus membros. Se o acusado não tiver álibis poderosos e de alto convencimento, é certo que a decisão dos seus pares será pela sua punição exemplar. É a prática da divisão dos Poderes Institucionais (harmônicos e independentes entre si) prevista na Constituição.

As mesas diretoras da Câmara, Senado e do Congresso Nacional, é a titular do controle dos atos punitivos que recaem sobre membros dos Poderes da União. Da mesma forma que o colegiado decide sobre crimes e contravenções eventualmente cometidas por congressistas, também é titular para processar e julgar ações contra o presidente da República, ministros de Estado e magistrados dos tribunais superiores. É o caso dos pedidos de impeachment que, para desapontamento geral dos brasileiros, em vez de tramitar, durante as últimas décadas foram engavetados nas casas legislativas. Espera-se que Câmara e o Senado, na reafirmação de suas prerrogativas, revejam esse procedimento e todo pedido de afastamento de autoridade seja colocado em pauta e a decisão fica a cargo do plenário – composto por todos os parlamentares – que é soberano. Essa responsabilidade tem de ser assumida pelo conjunto, jamais pelo presidente ou qualquer outro membro da mesa diretora, por mais poder e representatividade que seja ele detentor. E ainda mais: toda vez que a denúncia não trouxer as devidas comprovações do ilícito ou da infração, o seu autor tem de, automaticamente, ser processado por denunciação caluniosa e outros ilícitos cabíveis ao caso. É dessa forma que a República se fortalecerá e manterá a necessária estabilidade...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - tenentedirceu@terra.com.br - aspomil@uol.com.br

* Os textos (artigos) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do GRUcom -  Grupo União de Comunicação (Jornal União/Portal www.jornaluniao.com.br/Rádio e TV Jornal UniãoWeb).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.