Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os políticos brasileiros, são muito bons em promover o contrário do que dita as leis, em grande parte feita ou promovidas pelos próprios políticos.

Mais uma vez protagoniza este fato o estado de Rondônia, desta feita a prefeitura de Porto Velho, que traz em um edital público 01/2024 da Secretaria de Educação Municipal, que abre o “processo seletivo para contratação de serviços voluntários para atender ao programa “mãos dadas com a educação”.” Frase retirada da divulgação do edital.

Já podemos dar início pela palavra contratação, no meu entendimento está mal-empregada, mas não é o maior equívoco.

Quando se lê o edital é que percebemos os devaneios:

- Assinar termo de adesão ao trabalho voluntário – OK

- 04 horas de trabalho por dia – OK

- 22 dias por mês, segunda-feira a sexta-feira com folga aos finais de semana – OPS

- R$ 60,00 de ajuda de custo diário, com pagamento mensal e depósito em conta corrente do voluntário – OPS

- Cargos equivalentes aos contratados pelo município – OPSS

E só piora quando você vê a ficha de inscrição, onde pedem, certidão negativa criminal, estadual e federal, certidão negativa eleitoral, certificados de conclusão dos cursos em questão, entre muitos outros documentos, a princípio de que seriam para uma contratação tradicional.

Pelo edital é uma contratação de serviço voluntário com um ano de duração.

Aqui ainda cabe mais uma observação, este edital está em acordo com a lei municipal 803/2019, que contradiz a lei federal 9608/2018 no que diz respeito a valores financeiros: A lei de Porto Velho diz que o município poderá pagar a título de ajuda de custo o valor de até R$ 60,00 por dia, enquanto a lei federal, que por si sobrepõe a municipal, diz que o voluntário poderá ser ressarcido de despesas comprovadas e autorizadas previamente.

Mais um caso triste de uso indevido da palavra voluntário em um país que luta para ter a cultura do voluntariado.

Fiz minha parte de entrar em contato com a prefeitura e o governo do estado e coloquei os pontos em destaque, mas obvio que não tive nenhum retorno.

(Roberto Ravagnani)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.