Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A sessão acontecerá no espaço AML Cultural, a partir das 18h, e será seguida por um debate e análise do filme mediados pelo psicanalista Marcelo Castro

Como entender as causas e circunstâncias de uma tragédia – ou possível crime – quando a verdade é incerta, complexa e repleta de nuances?

É a partir dessa premissa que o projeto Cinema e Psicanálise, promovido pela Associação Médica de Londrina (AML), realizará a exibição do filme francês “Anatomia de uma Queda”, na segunda-feira (22). A sessão é gratuita e terá início às 18h, no Espaço AML Cultural (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130). Logo depois, o evento contará com um debate e análise fílmica mediados pelo psicanalista Marcelo Castro.

O projeto, que teve início há 15 anos, surgiu a partir do Programa de Residência Médica em Psiquiatria, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Hospital Universitário. Coordenada pelo psicanalista Marcelo Castro, a princípio a iniciativa contemplava apenas os residentes do programa. Posteriormente, foi incorporada às agendas culturais da universidade e passou a ser realizada em conjunto com a AML, para todos os interessados.

Atualmente, a ação integra o programa cultural Sessão na Faixa, da AML Cultural, sendo o Cinema e Psicanálise um dos eixos temáticos da programação. Assim, sob a ótica da psicanálise, a cada mês um filme é escolhido e analisado pelo psicanalista.

Atuando como coordenador e curador dos filmes selecionados, Castro também conduz o bate-papo e as análises dos filmes a partir da psicanálise, com foco nos perfis e comportamentos dos personagens do filme escolhido. Na sessão de segunda-feira, a temática “Anatomia das Incertezas” será a condutora do debate. Os principais pontos a serem discutidos em relação à obra permeiam as questões acerca das incertezas da verdade, em uma época do crescimento de debates sobre a pós-verdade, bem como o papel da protagonista Sandra enquanto mulher e mãe.

De acordo com Castro, a importância de realizar um projeto que esteja aberto a esse tipo de debate vem muito do interesse da psicanálise por todas as formas de expressão artística, além de ser uma ótima oportunidade para refletir sobre temas contemporâneos. “Particularmente, o cinema é uma das expressões artísticas de que gosto muito, e seus estudos sempre trazem a possibilidade de discutir temas sobre a cultura, sociedade, saúde mental e sofrimentos psíquicos”, comentou.

O Cinema e Psicanálise, integrante do programa Sessão na Faixa da AML Cultural, conta com recursos federais da Lei Paulo Gustavo, viabilizados pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Sinopse:

Samuel é encontrado morto, aparentemente vítima de uma queda do alto do chalé no qual vivia isolado nos Alpes com sua esposa Sandra e seu filho Daniel, de 11 anos. A investigação policial acaba por indiciar Sandra como suspeita do assassinato do marido. Alegando inocência, ela terá que se defender em um tribunal, que a julgará por uma morte da qual a única testemunha é seu filho, portador de severa deficiência visual. A tensão é crescente, e as novas revelações que surgirão garantem ao espectador uma insistente dúvida: a morte de Samuel foi acidente, suicídio ou assassinato?

Programação:

18h – Exibição do filme

20h30 – Coffee-break

20h50 – “Anatomia das incertezas” – análise fílmica e reflexão psicanalítica com Marcelo J. Castro

Manu Barioni/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.