Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Por proposição do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), na sessão solene de ontem (24), no Plenário da Casa, foram homenageados com menção honrosa, 89 atletas e técnicos do paradesporto do Paraná, que representam o estado em diversas modalidades em importantes competições como os Jogos Paralímpicos, em Tóquio, os Jogos Parapan, em Santiago, no Chile e as próximas Olimpíadas de Paris no segundo semestre de 2024.

O presidente da sessão solene, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), comentou sobre o evento e da importância de reconhecer e incentivar os paratletas às vésperas de mais uma Olimpíada. “Receber estes atletas e técnicos aqui no Legislativo é uma emoção enorme. É um momento para valorizarmos os atletas paralímpicos e homenageá-los por tudo que já fizeram pelo esporte. Eles são exemplos de vida para todos, porque através deles as pessoas se motivam a praticar esportes”.

O deputado Alexandre Amaro (Republicanos) participou da sessão solene e ressaltou que “é um trabalho que precisa sempre de apoio e incentivo. Entendemos que o esporte promove a paz e a saúde. Colabora para a inclusão social de jovens, gera emprego e renda e é uma excelente ferramenta de inclusão social”.

Já a deputada Flávia Francischini (União Brasil) enalteceu as atletas do paradesporto. “Vocês superaram os limites que muitos outros jamais conseguiriam. Sua sensibilidade e sabedoria merecem apoio e reconhecimento. A sociedade civil precisa aprender a lidar com todas as realidades especialmente no paradesporto”.

A deputada Marcia Huçulak cumprimentou o deputado Bazana pela iniciativa ressaltando “a causa que o deputado Bazana defende com tanto carinho e dedicação, por isso homenagear estas pessoas que demonstram para nós resiliência e que a gente pode mais e quando acreditamos podemos ir além. Vocês sempre serão uma inspiração para todos nós”.

O secretário de esportes do estado do Paraná, Hélio Renato Wirbiski participou da sessão solene e destacou que “Os paratletas têm nos oferecido exemplos de perseverança, de luta e de organização com atletas vencedores e treinadores reconhecidos mundialmente. E o Poder Legislativo, principalmente o apoio do deputado Bazana, e todos os deputados aqui da Assembleia, a Comissão de Esporte, tem apoiado muito a Paraná Esporte que hoje é referência no desenvolvimento do paradesporto”.

Técnicos e Paratletas

Foram homenageados 89 técnicos e atletas com deficiência física, visual e intelectual em reconhecimento da superação de cada um e da conscientização sobre a importância da inclusão e da igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de suas diversidades e que colaboram no desenvolvimento do paradesporto paranaense de formação e de alto rendimento.

O técnico da seleção brasileira de parataekwondo Rodrigo Ferla, foi eleito duas vezes o melhor técnico do mundo e sagrou-se medalhista olímpico com a equipe brasileira nas últimas Olimpíadas de Tóquio no Japão. “O parataekwondo é um esporte novo, foi criado em 2009 e no Brasil ele começou realmente a tomar forma em 2017 que foi o ano que eu fui chamado pela confederação brasileira para assumir esse departamento, criar o departamento e montar uma equipe estrutural para o parataekwondo no Brasil. E em pouco tempo a gente saiu de 2017 para 2021 para ser campeão paralímpico. E depois campeões mundiais. Por tudo isso estamos indo para Paris, sendo a atual seleção campeã paralímpica e atual campeã mundial, ou seja, praticamente a equipe favorita ao ouro em Paris”.

Entre as principais conquistas estão do esporte paralímpico paranaense estão os Jogos Paradesportivos do Paraná, que em 2023, contou com mais de 2 mil atletas, de 49 municípios e 17 modalidades paradesportivas disputadas. As Paralimíadas Escolares 2023 com 15 medalhas de ouro, 16 de prata e 13 de bronze conquistadas e na última Olimpíada de Tóquio os paratletas paranaenses receberam três medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze, enquanto no Parapan 2023 trouxeram para o Paraná 8 medalhas de ouro, 12 pratas e 11 bronzes. Se o Paraná fosse um país, estaríamos ocupando o 10º LUGAR no quadro geral de medalhas.

O paratleta da seleção brasileira de taekwondo, Carlos Geraldo Coelho Alves Júnior, contou um pouco de como chegou no parataekwondo de alto rendimento. “Geralmente todo paratleta começa no paratletismo que é o esporte mais famoso e mais vitoriosos do paradesporto. Infelizmente não me encontrei no esporte e aí eu me encontrei no parataekwondo. O dia-a-dia de uma pessoa com deficiência é muito estressante e por isso sentimos a necessidade de botar para fora e chutar outras pessoas. E por isso, além de gostar de praticar é uma forma de desabafar”.

Fernando Rufino pratica paracanoagem e foi medalha de ouro nas Paralimpíadas de Tóquio, em 2020. “Nos próximos dias vamos até a Hungria para o Mundial, que é classificatório para Paris. Acompanho o esporte aqui no Paraná e acho muito gratificante para a carreira do atleta, e também como treinador, este reconhecimento que o Poder Legislativo está fazendo hoje. É mais um gás para os atletas que estão brigando para as vagas em Paris”.

Homenageados

No Atletismo foram homenageados Adriano Expedito Pereira e Daniel G. Oliveira de Ribeirão do Pinhal; Adrielle Fernanda Martins dos Santos de Pinhais; André Luiz Pires Mathias de Paranaguá; Edevaldo Pereira da Silva de Cruzmaltina; Isadora Venâncio de Oliveira e Silvio Victor de Cornélio Procópio; Pamela Iracema Aires de Ponta Grossa; Silmara Aparecida Franca de Matinhos; Viccenza Milléo Bini de Almirante Tamandaré e Waldemir Antônio de Oliveira de Londrina.

O Badminton foi agraciado com David Lucas Alves, Edwarda de Oliveira Dias, Italo Hauer Antonacio, Rogério Júnior Xavier de Oliveira e Vitor Gonçalves Tavares de Curitiba e Derik Luis Burbella de Maringá e no Basquete em Cadeira de Rodas, Alexsander de Oliveira Rodrigues e Franciele Aparecida da Costa de Castro e Denise Eusébio de Cascavel.

A Bocha teve Andressa Tathiane Martins, Bianca Gonçalves Ribas e Darlan França Ciesielski Júnior de Curitiba; Eliseu dos Santos e Marcelo dos Santos de Pinhais e Felipe Antônio Sista de Campo Magro recebendo louvor.

Para a Canoagem, o reconhecimento foi de Adriana Gomes de Azevedo e Mari Christina Santilli de Curitiba; Anderson Mario Miranda, Brenda Kelen Fernandes de Almeida, Erick Fernando Gomes Farias e Igor Alex Tofalini de Londrina e Giovani Vieira de Paulo de Apucarana.

Já no Ciclismo, Carlos Eduardo Rossi, Edvan Dias de Souza e Gilce Cristina Duarte de Oliveira Cortes de Maringá; Elielson Rodrigues de Cascavel e Victória Maria de Camargo e Barbosa de Londrina e a Esgrima em Cadeira de Rodas, Carminha Celestina de Oliveira de Fazenda Rio Grande; Ícaro Zagrobelny Moura, Izaias Monteiro da Silva e Sandro Colaço de Lima de Curitiba e Rodrigo Massarutt da Silva de Piraquara.

Futebol de 5 teve homenagem para Cássio Lopes dos Reis e Emerson de Carvalho de Curitiba; Edivan de Freitas da Silva de Colombo e Tiago da Silva de Pinhais e o Goalball para Diego Alexandre da Rocha, Guilherme Lucas da silva Almeida e Marcio Rafael da Silva de Londrina.

No Judô, Meg Rodrigues Vitorino Emmerich de Maringá, no Levantamento de Peso, Dorival de Jesus Jorge, Marcia Cristina de Menezes e Marcos Antônio de Macedo de Londrina e na Natação, André Yamazaki Pereira, Beatriz Borges Carneiro, Débora Borges Carneiro, Matheus Junio Brambilla e Mirian Rose Garcia Gouvêa de Maringá; Arthur Miguel dos Santos Ferreira e Bianca Lubian de Curitiba; Carlos Augusto Alencar de Carvalho de Cascavel; Emanuelle Victoria Sá de Araújo de Mandaguari; Igor Felipe Domingues Masena de Pinhais e Nicolas Bem-Hur Gonçalves de Assis de Araucária.

O Rugby em Cadeira de Rodas homenageou Anderson Kaiss, Gerson Andre Vieira, Marcelo Martins Kamarowki, Raphael Demóstenes Cardozo e Ricardo Gomes Franchini de Curitiba e o Taekwondo, Camila Macedo dos Santos e Pedro Vieira Júnior de Maringá; Carlos Geraldo Coelho Alves Júnior e Rodrigo Ferla Martins de Curitiba.

No Tênis de Mesa foram Benedito Rodrigues de Oliveira, Claudiomiro Segatto e Melanie dos Santos Burlamarqui de Curitiba; Cincler Trevisan de Quatro Barras; Eziquiel Babes de Guarapuava e Gabriel Eiti Yamazaki Kikuchi de Londrina e no Tênis em Cadeira de Rodas, Adriano Correia Gonçalves dos Santos de Maringá e Cristiano Pereira de Brito de Curitiba.

O Tiro Esportivo teve como homenageado Ailton Balbino da Silva de São José dos Pinhais; Carlos Henrique Prokopiak Garletti de Ponta Grossa; James Walter Lowry Neto e Sergio Adriano Vida de Curitiba, enquanto no Triathlon a homenagem foi para Ronan Nunes Cordeiro de Curitiba, no Volei Sentado para Alex pereira Witkoski de Araucária.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.