Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Elaine Mateus, defensora dos direitos das pessoas que vivem com demência,  aborda experiências pessoais sobre a jornada das demências, revelando aprendizados sobre o tema.

A palestra “E se eu pudesse ter escolhido não conhecer o Alzheimer?”, será apresentada por Elaine Mateus, cofundadora do Instituto Não Me Esqueças (INME) e presidente da Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz),  no dia 8 de maio (quarta-feira), às 14h15, no auditório da AML Cultural em Londrina (Rua Maestro Egídio Amaral, 130, em frente à Concha Acústica).

Elaine Mateus irá explorar as mudanças profundas que um diagnóstico de Alzheimer traz para a vida das pessoas e suas famílias. Com base em sua jornada pessoal como parceira de cuidados de sua mãe e ativista da causa, ela pretende abrir uma reflexão sobre os desafios e as descobertas inesperadamente positivas ao longo desse caminho."Quero trazer uma nova perspectiva sobre o Alzheimer, destacando não apenas os aspectos desafiadores, mas também os momentos de crescimento, aprendizado e as pequenas vitórias que vivenciamos ao cuidar de alguém com essa condição", explica. "É uma discussão sobre como, mesmo em situações difíceis, podemos encontrar aspectos positivos que talvez não escolheríamos perder."

A palestra é aberta e gratuita para todos os interessados em entender mais sobre a vida com Alzheimer, seja como cuidadores, familiares, profissionais da saúde ou simplesmente como membros da comunidade que desejam se informar sobre a doença.

Sobre Elaine Mateus

Elaine Mateus é professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina e linguista, cuja paixão pela linguagem e seu papel na formação de percepções e experiências do mundo a levou a investigar como a comunicação pode perpetuar ou desafiar desigualdades. Sua vida tomou um novo rumo em 2012, quando sua mãe foi diagnosticada com a doença de Alzheimer. Esse desafio pessoal alimentou seu interesse pelo estudo das demências e a impulsionou a se dedicar à causa.

Cofundadora do Instituto Não Me Esqueças e presidente da FEBRAZ (Federação Brasileira das Associações de Alzheimer), Elaine tornou-se uma voz ativa na advocacia dessa condição, trabalhando para aumentar a conscientização sobre os impactos da demência nas pessoas, famílias e sociedade em geral. Ela também é membro do conselho diretor da Alzheimer Iberoamérica, uma rede que promove a conscientização e compreensão da demência na América Latina e na Península Ibérica.

Elaine liderou o projeto STRiDE, uma iniciativa internacional focada em melhorar o cuidado com a demência em países de baixa e média renda. Seus interesses em ciências humanas e sociais, linguística e demência são nutridos pelo desejo profundo de compreender as pessoas e o mundo ao redor, utilizando esse conhecimento para fomentar uma sociedade mais inclusiva, justa e humanizada.

Christina Mattos/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.