Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ações são alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou a programação da Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que irá ocorrer de 1 a 6 de abril. As ações são alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, cujo objetivo é disseminar conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007. Em Londrina, passou a fazer parte do calendário de Comemorações Oficiais do Município, por meio da Lei nº 12.065/2014, de autoria da então vereadora Sandra Graça.

Para o ano de 2024, a SME orientou as unidades escolares a trabalharem com a temática, conscientizando sobre o TEA, suas características e necessidades. Além das atividades desenvolvidas nas unidades escolares, haverá três ações pontuais na semana. A primeira será na terça-feira (2), no auditório do Complexo Educa (rua Prefeito Faria Lima, 400), onde haverá um encontro de formação com as professoras do Atendimento Educacional Especializado. A atividade será conduzida pela diretora clínica do Instituto Carpe Diem, Luciana Helena, e terá como tema “Como tornar a escola um ambiente onde o estudante autista sinta-se seguro e incluído”. Será em dois horários: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Também no dia 2 de abril, das 19h às 20h, haverá uma transmissão ao vivo de abertura da Formação dos Professores de Apoio à Inclusão, ministrada   pelo professor Eduardo Lemes Monteiro, doutor em Educação. O público-alvo são professores de apoio à inclusão da Rede Municipal de Educação e a live será transmitida pelo canal no Youtube da Formação Continuada da Secretaria de Educação.

No dia 4 de abril, às 19h, haverá a palestra presencial “Autismo na escola” com a psicopedagoga Luciana Brites, para professores, estudantes, famílias e demais profissionais. Também será no auditório do Complexo Educa (rua Prefeito Faria Lima, 400). As inscrições estão sendo feitas pela Escola de Governo – clique aqui.

No dia 6, das 15h às 17h30, encerrando a semana, a SME participará com duas tendas de atividades na Tarde Recreativa, com opções de lazer e diversão para celebrar as diferenças. Será no Estacionamento do Shopping Boulevard (avenida Theodoro Victorelli, 150).

A gerente de Educação Especial da SME, Cristiane Sola, ressaltou que a Semana de Conscientização do Autismo é uma iniciativa que promove atividades que podem contribuir com a conscientização da comunidade e também com a capacitação de profissionais sobre as estratégias de cuidado das pessoas TEA, oportunizando uma sociedade cada vez mais inclusiva e acolhedora em nossa cidade.

Sobre o TEA 

O Transtorno do Espectro Autista, popularmente conhecido como autismo, se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem.

Os sintomas incluem dificuldade para interagir socialmente; dificuldade na comunicação, como para começar e manter um diálogo; alterações comportamentais, incluindo manias próprias e interesse intenso em coisas específicas. O diagnóstico possível a partir dos sintomas de autismo é comum na infância, ocorrendo normalmente entre 2 e 3 anos de idade.

Legislação – Em Londrina, há leis municipais que garantem os direitos dos autistas. Por exemplo, é possível obter o Cartão Municipal de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), documento gratuito que visa garantir o atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados aos autistas. O cartão é resultado da Lei nº 12.541 de 2017, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati e de autoria do vereador Jairo Tamura, que dispõe sobre o atendimento preferencial de pessoas com TEA em estabelecimentos comerciais de serviços e similares.

O documento permite que a pessoa com o transtorno seja facilmente identificada e tem validade em todos os estabelecimentos para que seja viabilizado o atendimento prioritário, inclusive na rede de saúde pública e particular. Para solicitar o documento, é preciso acessar o formulário no Portal da Prefeitura.

Há também a Lei Nº 12.841, de autoria do vereador Jairo Tamura, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati, que garante o direito de as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) utilizarem as vagas de estacionamento destinadas a veículos que transportem pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.