Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Representantes do ciclo da reciclagem, parlamentares, economistas e especialistas na área confirmaram presenças

A delicada situação que atravessa o ciclo da reciclagem no Brasil, com a falta de incentivos governamentais, baixos preços dos insumos recicláveis, risco de aumento nos impostos em decorrência da reforma tributária e insegurança jurídica, será amplamente debatida em seminário promovido pelo Instituto Nacional da Reciclagem (Inesfa), dia 8 de maio, em Brasília. O tema do evento é Reciclagem Valorizada, Sustentabilidade Equilibrada.

Representantes da cadeia produtiva, órgãos governamentais e parlamentares, participarão do evento, que ocorrerá durante todo o dia 8, com palestras e debates. Já confirmaram as presenças no seminário o ministro do STJ Herman Benjamin, ambientalista e professor; Gilberto Carvalho, secretário Nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego; e Adalberto Maluf Filho, secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.

Também estarão presentes o deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), presidente da Frente Parlamentar dos Recicladores do Brasil, autor de Projeto de Lei nº que isenta o setor de reciclagem da cobrança de PIS e Cofins; o deputado federal Thiago de Joaldo (PP-SE), vice-presidente da Frente dos Recicladores; o deputado federal Fernando José de Souza Marangoni (União-SP), coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Gerenciamento e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; deputada federal Flávia Morais (PDT-GO); deputado federal Luis Carlos Hauly (PODE-PR); deputado federal Nilton Tatto (PT-SP), presidente da Frente Parlamentar Ambientalista; senador Alan Rick (União – AC); Telines Basílio do Nascimento Jr., Diretor Presidente da CONATREC e COOPERCAPS; Aline Sousa da Silva, Diretora Presidente da CENTCOOP/DF; e Ronei Alves, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

Além de parlamentares, haverá a participação do economista Gesner Oliveira, da consultoria GO Associados, que fará palestra com enfoque no tema e na economia circular do Brasil; Adriana Carvalho, editora-chefe de Metais da América Latina, S&P Global Platts; Etelvino Patrício de Medeiros, presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte; Rodrigo Petry Terra, consultor jurídico e institucional do Inesfa; Davi Bomtempo, da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e Maria Cristina Yuan, do Instituto Aço Brasil. Robin K. Wiener, Presidente do Institute of Scrap Recycling Industries (ISRI) e Susie Burrage, Presidente do Bureau of International Recycling (BIR), serão representantes de entidades internacionais também confirmadas no evento.

“Vamos debater os caminhos necessários para estimular a atividade essencial ao país na preservação do meio ambiente”, afirma Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa. A entidade representa todos os insumos da economia circular, tais como ferro e aço, papel e papelão, plástico, alumínio, vidro e eletroeletrônicos.

O seminário acontecerá no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, Teatro 3, Brasília-DF. Mais informações nas próximas semanas.

Mauro Arbex/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.