Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O investimento da Binacional no convênio com a Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer é de R$ 15.268.406,37

A Itaipu Binacional vai investir R$ 15.268.406,37 no projeto de atualização do parque tecnológico da Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer (Honpar), de Arapongas. A vigência do convênio é de um ano e meio.

Com a aquisição de um aparelho de hemodinâmica e ressonância magnética de 3T, o acesso de pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos exames de diagnóstico de alta complexidade será facilitado, possibilitando um tratamento mais assertivo e menos invasivo a partir da melhor resolução de imagens.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, reforça o compromisso da Binacional com a saúde pública, que, segundo ele, “precisa ter condições de oferecer o melhor serviço possível à população, o que demanda equipamentos cada vez mais especializados”.

O gestor do convênio por Itaipu, Waldemar Pilger, afirma que a aquisição dos equipamentos  permitirá ao Hospital de Arapongas ficar na vanguarda em relação a instituições de saúde, atendendo com mais qualidade um público que provém de 139 municípios do Estado.

O presidente da Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer, Umberto Tolari, agradece a Itaipu, especialmente a atual gestão, que além da geração de energia elétrica, também se preocupa com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio de investimento na área social. "O recurso destinado à Instituição contribui para a melhoria da qualidade dos diagnósticos por imagem e para a realização de procedimentos de alta complexidade minimamente invasivos ”, ressalta.

Sete regionais de saúde

O Honpar atende uma população estimada de aproximadamente 120 mil habitantes, principalmente dos municípios pertencentes à 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, 12ª de Umuarama, 13ª de Cianorte, 14ª de Paranavaí, 16ª de Apucarana, 18ª de Cornélio Procópio e 22ª de Ivaiporã, totalizando 139 municípios paranaenses.

Com a implantação do aparelho de hemodinâmica, a instituição poderá disponibilizar no mínimo mais 250 exames pelo SUS e, assim, contribuir com o acesso da população ao tratamento médico especializado, dentro de um tempo razoável. Os procedimentos hemodinâmicos, especialmente de cateterismo e angioplastias, são os mais demandados.

Já o aparelho de ressonância magnética de 1,5T vai possibilitar a redução da fila de espera para esse tipo de procedimento. Só a Regional de Cornélio Procópio, por exemplo, tem 400 pacientes aguardando o agendamento desse exame. O hospital tem 350 exames contratados pelo SUS.

Honpar

A Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer, entidade privada sem fins lucrativos, é caracterizada como hospital geral de grande porte, referência para o atendimento médico hospitalar de alta complexidade em oncologia, cardiologia, ortopedia e traumatologia, neurocirurgia, entre outras, e é referência para o atendimento médico-hospitalar de média e alta complexidade para pacientes encaminhados pelo SUS através da Central de Leitos do Paraná e da CNRAC - Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade.

O hospital foi fundado há 30 anos e há 15 passou a atuar também no segmento de ensino e pesquisa, inicialmente com o credenciamento dos cursos de residência médica e, posteriormente, foi reconhecido como hospital. Atualmente, a instituição disponibiliza vagas para residência médica nas especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia.

Asimp/Itaipu

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.