Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O relações-públicas Aluísio Silva Jr, regularmente filiado ao PSDB de Londrina e presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas de São Paulo e Paraná, anunciou oficialmente sua intenção de concorrer como pré-candidato à vaga de prefeito pela Federação PSDB/Cidadania, solicitando a realização de prévias para a escolha do candidato.

Aluísio fundamenta seu pedido nas disposições legais e estatutárias que regem os partidos políticos e a Federação PSDB/Cidadania, destacando que os filiados têm iguais direitos e deveres, conforme estabelecido na Lei dos Partidos Políticos (Lei n. 9.096/1995) e na Lei das Eleições (Lei n. 9.504/1997). O estatuto do PSDB também garante o direito dos filiados de participar do processo de decisão partidária, incluindo a realização de eleições prévias quando há mais de um candidato disputando a indicação do partido.

"A Resolução 17/2023 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a necessidade de lançamento de candidatos próprios em municípios com mais de 100 mil eleitores, como é o caso de Londrina. Não podemos aceitar que cidadãos se autointitulem pré-candidatos não sendo filiado regularmente ao partido. Por isso, pela democracia e para que haja novos pontos de vistas sobre os rumos da cidade, é que precisamos ter a realização de prévias. O PSDB institui as prévias justamente para que os filiados não fiquei reféns de decisões monocráticas ou de interesses pessoais para escolha de quem nos representará no pleito de 6 de outubro", afirmou Aluísio Junior.

O relações públicas lembra que chegou em Londrina há quase 20 anos quando foi aprovado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), está regularmente filiado ao  PSDB desde 2011 e destaca sua disposição para disputar a indicação do partido como pré-candidato à Prefeitura.

Ele também ressalta a possibilidade de outros filiados interessados em participar do processo de prévias, conforme os prazos legais estabelecidos.

"Preciso lembrar que a lei federal n. 9.504/1997, em seu art. 9°, determina que para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo. Além disso, o estatuto do PSDB, em seu art. 14, define que os filiados têm o direito de participar do processo de decisão partidária, e que somente poderá votar e ser votado o filiado que contar, no mínimo seis meses de filiação", argumentou Aluísio Jr.

O período de convenções partidárias para a escolha de candidaturas está marcado entre os dias 20 de julho e 5 de agosto de 2024. Portanto, as prévias deverão ocorrer antes desse período.

Quem é Aluísio Jr

Relações públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), iniciou sua carreira na área de Comunicação e Eventos Esportivos como ferramenta de aproximação e engajamento do público e marcas.

Migrou para o setor público e já atuou em diferentes esferas, sendo relações-públicas na Prefeitura de São Paulo (Gestão Dória/Bruno Covas) e Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo.

Além das relações públicas, há mais de 5 anos vem debatendo a regulamentação do lobby e das relações governamentais para que haja transparência e valorização dos profissionais que desejam atuar nesta área.

É membro da Rede Latinoamericana de Gestão Pública, Governabilidade e Gerência Política, uma parceria entre a FGV-SP e a CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina – que capacita lideranças políticas anualmente por meio de seu programa de formação com professores internacionais.

Atualmente é presidente do Conselho de Profissionais de Relações Públicas de São Paulo e Paraná (Conrerp SP/PR - 2° Região), onde também foi conselheiro na Gestão Transparência (2019/2022). Há mais de um ano e meio responde pela função de relações públicas do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (CREF-4 SP), entidade que congrega mais de 200 mil registrados.

Aurélio Cardoso/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.