Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Blog Politicamente, de Curitiba, divulgou hoje uma pesquisa eleitoral de intenção de votos sobre a corrida à prefeitura de Londrina.

Se a eleição para a prefeitura de Londrina fosse hoje, o resultado teria de ser aferido pelo fotochart. O Instituto Paraná Pesquisa divulgou ontem (2) o resultado de uma sondagem eleitoral que traz um cenário bastante embolado no segundo maior colégio eleitoral do estado.

Além da disputa acirrada, chama a atenção o porcentual de eleitores que não sabem em que votar: 76,9% — uma margem enorme de londrinenses a serem conquistados.

No primeiro cenário pesquisado, o deputado federal bolsonarista Filipe Barros (PL) teve 17,5%, o pedetista e ex-prefeito Barbosa Neto apareceu com 16,8%, a secretária de Educação Professora Maria Tereza (PP), que é a candidata do prefeito Marcelo Belinati, teve 12,4%, já Tiago Amaral (PSD) ficou com 11,9%, seguido por Coronel Villa (PSDB) e Tercílio Turini (MDB) — ambos com 10,8%.

Com a margem de erro estimada em 3,5%, todos eles estão tecnicamente empatados. Ainda pontuaram o pré-candidato do União Brasil, Jairo Tamura (3,1%) e a petista Isabel Diniz (2,1%).

Aliança 

Como corre nos bastidores a notícia de uma aliança entre Filipe Barros e Tiago Amaral, costura feita em Brasília numa reunião entre o governador Ratinho Junior e o ex-presidente Jair Bolsonaro, o cenário pesquisado pelo Paraná Pesquisa que traz o quadro mais atual da disputa nesta pré-campanha mostra Tiago Amaral na dianteira, mas com outros quatro pré-candidatos empatados dentro da margem de erro.

O candidato de Ratinho e Bolsonaro aparece com 18,4%, seguido de Barbosa Neto (18,1%), Professora Maria Tereza (14%), Coronel Villa (13,1%) e Tercílio (12,8%). Ainda pontuam Tamura (4,1%) e Isabel Diniz (2,8%).

Rejeição

O Paraná Pesquisa ainda mediu a rejeição dos pré-candidatos: Barbosa Neto (38,1%), Filipe Barros (16,5%), Tiago Amaral (14,9%), Jairo Tamura (11,3%), Professora Maria Tereza (10,6%), Tercílio Turini (10,5%) , Coronel Villa (10%) e Isabel Diniz (8,4%). A grande rejeição de Barbosa Neto pode ser explicada pela passagem do pedetista pela prefeitura — gestão que terminou com a cassação na Câmara de Londrina por uma série de irregularidades.

Impacto do apoio de Bolsonaro, Lula, Ratinho e Belinati — A pesquisa mediu ainda o impacto do apoio de Bolsonaro, do presidente Lula, do governador Ratinho e do prefeito Marcelo Belinati na decisão do eleitor na hora do voto. Os dados mostram a força do governador e do prefeito. 25% dos entrevistados disseram que com certeza votariam no candidato indicado por Belinati, 53% responderam que poderia votar e 18,5% que jamais votariam. Números que estimulam a pré-candidatura de Maria Tereza do PP.

Percentuais muito próximos alcançados por Ratinho e que animam Tiago Amaral. 22,4% responderam que com certeza votariam no candidato indicado pelo governador, enquanto 51,2% responderam que poderia votar e 23,1% que jamais votariam.

Tiago Amaral de olho também no desempenho de Bolsonaro, que chama a atenção. Ao mesmo tempo que revela a força política do ex-presidente, mostra também um porcentual considerável de rejeição. 33,6% dos eleitores de Londrina ouvidos na pesquisa disseram que com certeza votaria no candidato indicado pelo Capitão. Mas 41% responderam que jamais votaria no candidato de Bolsonaro. É um perfil de ame ou odeie Bolsonaro.

Já Lula teve a maior rejeição e a menor aceitação. 62,7% disseram que jamais votaria no candidato indicado por Lula, apenas 10,2% responderam que votaria com certeza e 23,1% que poderia votar.

Metodologia

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 800 eleitores entre os dias 26 de abril e 01 de maio de 2024. A pesquisa, registrada no TRE-PR sob o número PR-02066/2024, tem grau de confiança de 95% e uma margem estimada de erro de 3,5% para mais ou para menos.

(https://www.pacocacomcebola.com.br/destaque/veja-os-numeros-da-parana-pesquisa-sobre-a-corrida-eleitoral-em-londrina/)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.