Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 8,26-40)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 26 um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27 Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.

28 Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29 Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30 Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”

31 O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém o explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32 A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33 Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.

34 E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35 Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36 Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37 Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”

38 O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. 39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40 Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 65(66),8-9.16-17.20 (R. 1)

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.

— Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!

— Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!

Evangelho (Jo 6,44-51)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eu sou o pão vivo descido do céu, quem deste pão come, sempre há de viver. (Jo 6,51)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44 “Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46 Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47 Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.

48 Eu sou o pão da vida. 49 Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50 Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Precisamos gestar a fé no nosso coração

Em verdade, em verdade vos digo, quem crê em mim possui a vida eterna. (João 6,47)

Amado irmãos e irmãs, a fé autêntica movimenta nossa alma na dinâmica do amor, porque o próprio Jesus é amor; e a fé, meu irmão, deve brotar em nós. Jesus está dizendo para nós: quem crê possui a vida eterna, então, Ele está dizendo que para chegarmos ao reino dos céus precisamos gestar, no nosso coração, a fé, mas não uma fé que não causa nem provoca em nós fecundidade, porque, muitas vezes, a nossa fé é estéril, não está aprofundada em Jesus. Nós podemos ter fé em muitas pessoas, como a fé de quando você entra no avião, e não conhece o piloto, não sabe se ele é habilitado, se ele sabe pilotar aquele avião, mas, pela fé, você entra. Eu, pelo menos, nunca vi o piloto. Quando eu chego, sendo na minha cadeirinha e acredito que ele vai levantar voo e vai me levar ao meu destino. Nós podemos ter fé em várias coisas! Isso é um exemplo para você entender, mas a fé em Cristo pode nos dar a vida eterna.

Existe algo mais profundo! Quem tem fé em Cristo vai, cada dia mais, mergulhando numa intimidade profunda em Deus, e, por isso, meus irmãos, o nosso coração vai mudando, e nós vamos sendo atraídos a viver o amor autêntico que Cristo nos pede para viver. A cruz e a ressurreição mostram o que para nós? Mostram essa autenticidade da verdadeira doação, da verdadeira entrega, e do verdadeiro amor que Deus tem para nós. Por isso, meu irmão, é n’Ele que nós devemos colocar toda a nossa fé. 

Uma vez, meu irmão, minha irmã, lá no Rio de Janeiro, uma mulher me viu, de longe, numa rua movimentada, e ela estava distante de mim, estava passando numa faixa de pedestre. Ela olhou para mim e, no outro dia, ela me encontrou na rua, e eu estava de preto com meu clergyman, estava identificado, era um sacerdote que estava ali naquele momento. Aquela mulher olhou para mim e me encontrou para testemunhar: “Padre, eu estava vivendo um momento de depressão, eu estava deprimida, mas quando eu estava passando na rua e, de longe, eu vi o senhor, eu me lembrei de Deus. Naquele momento, eu fiquei bem; eu, que estava deprimida, brotou no meu coração uma grande alegria”. 

Quem tem fé, quem acredita no filho de Deus, tem a vida eterna

Isso é fé, meu irmão! Quem tem fé, quem acredita no filho de Deus tem a vida eterna, ou seja, tem a vida plena. Não foi o padre que ela viu, mas, através do meu sacerdócio, ela viu o rosto escondido de Deus. E quantos de nós, meus irmãos, precisamos ter a mesma fé dessa mulher que estava caminhando pela rua! Com certeza, ela poderia estar até rezando e dizendo: “Senhor, hoje, não estou bem; estou mal! Mas me dê um sinal, e o sinal foi ter me visto naquele momento ali, e ter se lembrado de Deus. 

E isso, meu irmão, é fé, fé em Deus. Não era fé no Padre Ricardo, não! A fé em Deus fez com que eu fosse instrumento d’Ele para aquela moça naquele momento. O que quer dizer isso para nós? Que nós também devemos ser assim na vida de tantas pessoas.

Que a sua fé, meu irmão, leve-o a viver esse amor autêntico que pode transformar vidas, pode transformar histórias e trazer e devolver a vida para aqueles que estão desanimados, para aqueles que estão cansados. Que Deus o faça um homem de fé, e uma mulher de fé.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.