Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (11,19-26)

Leitura dos Atos dos Apóstolos 11,19-26

Naqueles dias, 19 aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão, chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu. 20 Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa-Nova do Senhor Jesus.

21 E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor. 22 A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 23 Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração.

24 É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor. 25 Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26 Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 86(87),1-3.4-5.6-7 (R. Sl 116[117],1a)

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

— O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

— "Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filistéia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: "Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança". 

— Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: "Foi ali que estes nasceram". E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: "Estão em ti as nossas fontes!" 

Evangelho (10,22-30)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.(Jo 10,27)

—  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

22 Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23 Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24 Os judeus rodeavam-no e disseram: "Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente". 25 Jesus respondeu: "Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26 vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27 As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28 Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29 Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30 Eu e o Pai somos um".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia (Padre Gustavo Viaro Correia)

Tomemos a livre decisão de escutar a voz de Deus

As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. (João 10,27-28)

Meu irmão, minha irmã, Jesus havia mostrado, por palavras e obras, quem Ele era, mas muitos não acreditavam em Jesus e o evangelho nos fala que eles tiveram a oportunidade de acolher e de aceitar Jesus na vida deles, mas eles não aceitaram. Quem são esses? Os escribas, os fariseus, os próprios judeus pelo quais Cristo tinha vindo para o povo de Israel.

Mas meus irmãos, quem não acredita, quem somente confia nas suas próprias ideias torna-se uma pessoa arrogante, insensível, prepotente. E o que Jesus nos fala aqui? As minhas ovelhas escutam a minha voz. Que voz você tem escutado? Para quem você tem dado crédito? À voz do Cristo salvador, o Bom Pastor, ou à voz do mundo com as suas ideologias, com aquilo que não agrega e não nos alavanca para o céu, que nos faz progredir na vida eterna?

Nós estamos vivendo, meu irmão, no tempo de relativismos, onde a verdade de Deus é confrontada, com aquilo que o mundo oferece para cada um de nós, e isso tem levado muitos a fechar os seus ouvidos, o seu coração para a voz do Bom Pastor.

Que voz você tem escutado? A voz do Cristo Salvador ou a voz do mundo?

E quantos estão dando as costas para Deus, dando as costas para o bom Pastor que veio para dar a vida e que não quer que ninguém se perca! O próprio Evangelho está dizendo: “Ninguém vai arrancá-los da minha mão”, mas, meu irmão, existe uma palavra que se chama liberdade, e algo que Deus nunca vai tocar em nós é na nossa liberdade de escolha, a nossa liberdade de adesão a Deus, aos Seus projetos, a uma vida de santidade, a uma vida de entrega a Ele.

Que tristeza meu irmão, minha irmã, quando nós encontramos cristãos que vão à Missa todos os dias, que confessam, rezam o terço, mas não escutam a voz de Deus! São como aqueles para quem Jesus fala: “Sepulcros caiados por fora, embelezados, bonitos, mas, por dentro, cheio de podridão”. Por quê? Porque não escutam a voz de Deus, não escutam a voz do Bom Pastor, por isso são arrancados nas mãos d’Ele. Mas pela liberdade do homem, porque, por Cristo, jamais ninguém se perderá e ninguém vai arrancá-los das mãos d’Ele.

Meus irmãos, minhas irmãs, nós precisamos tomar cuidado, porque o Senhor respeita a nossa livre decisão. Olha que bonito! Você é livre para caminhar com Cristo, para dar a vida por Ele ou para continuar na podridão que o mundo oferece, nos pecados. E querermos ou não a vida e a salvação que Ele nos oferece, depende de cada um de nós.

Quero encerrar com um testemunho: Quando eu me encontrei com Cristo, eu fiz a opção de ser todo d’Ele. Eu vivi na escravidão da pornografia, da masturbação, e quando eu estava trabalhando, existia um rapaz que levava as garotas para as noitadas e, ali, tirava fotos nuas delas em cima dos carros. E quando ele me deu uma carona, ele me deu um bolo de fotos, jogou no meu colo e disse: “Está aí para você ver as fotos”. Eu disse: “Eu não quero, porque isso não me pertence mais, porque agora eu sou de Cristo”. Pela minha decisão e pela minha livre decisão de escutar a voz de Deus, eu juntei aquelas fotos, entreguei para ele e disse: “Nunca mais você me dê esse tipo de fotos ou o que quer que seja que possa prejudicar a minha vida com Deus”. Nunca mais aquela pessoa me desrespeitou, porque eu tive a minha livre decisão de escolher e escutar a voz de Deus.

Que Deus o ajude a também escutar a voz de Deus para renunciar àquilo que é do mundo. 

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.