Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 50,4-9a)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

4 O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo.

5 O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6 Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7 Mas o Senhor Deus é o meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. 8 A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. 9a Sim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar?

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 68(69),8-10.21bcd-22.31 e 33-34 (R. 14cb)

— Respondei-me pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável, Senhor Deus.

— Respondei-me pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável, Senhor Deus.

— Por vossa causa é que sofri tantos insultos, e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe. Pois meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram com fogo abrasador: e os insultos de infiéis que vos ultrajam recaíram todos eles sobre mim!

— O insulto me partiu o coração; eu esperei que alguém, de mim tivesse pena; procurei quem me aliviasse e não achei! Deram-me fel como se fosse um alimento, em minha sede ofereceram-me vinagre!

— Cantando eu louvarei o vosso nome e agradecido exultarei de alegria! Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos.

Evangelho (Mt 26,14-25)

— Salve, Cristo, Luz da vida, companheiro na partilha!

— Salve, nosso Rei, somente vós tendes compaixão dos nossos erros.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14 um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15 e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16 E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.

17 No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” 18 Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”.

19 Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20 Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21 Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. 22 Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?”23 Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24 O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” 25 Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Prepare-se bem para viver a Páscoa do Senhor

 “Naquele tempo, um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes, e disse: ‘Que me dareis se vos entregar Jesus?’. Combinaram, então, trinta moedas de prata. E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. Enquanto comiam, Jesus disse: ‘Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair’.” (Mt 26,14-16;19-21)

Muito bem, ao final desta leitura, Judas, incomodado com esta pergunta de Jesus, lança ao Senhor esta indagação: ‘Serei eu, Senhor?’. Hoje é Quarta-feira Santa, hoje é o dia do nosso exame de consciência para a Páscoa. Todos nós vivemos esses dias de preparação para Páscoa, e a Quaresma nos ajudou muito nisso. Quanta gratidão que nós temos de dar a Deus por tudo que Ele fez conosco ao longo desse dias, neste caminho quaresmal, que está se encerrando!

Tem que dizer aqui: quanta gratidão aos nossos sacerdotes que se esforçaram para ouvir as confissões dos fiéis, ao longo destes dias, os chamados “mutirões de confissão” nas paróquias. Seja grato, hoje, ao seu pároco, por exemplo, que tem esse ministério tão lindo da reconciliação e tem dado a vida por amor ao seu povo. Pare de falar mal do seu pároco; reze por ele e agradeça a Deus pelo dom do seu ministério!

Muitos, porém, infelizmente, não se prepararam bem para a Páscoa do Senhor, ou pior, se prepararam ao modo de Judas, procurando uma oportunidade para trair Jesus. E temos de dizer com toda a clareza: quantos cristãos estão, nestes dias, preparando a sua Páscoa de um modo totalmente pagão, planejando a praia, planejando o churrasco, a festa regada, bebedeira, planejando o seu comércio aberto de domingo a domingo, até altas horas, pensando no dinheiro… É o modo Judas de se preparar para a Páscoa do Senhor, pensando mais em si mesmo do que na Paixão de Nosso Senhor. 

O chamado de Deus nos convoca a nos prepararmos bem, para vivermos a Páscoa do Senhor

“Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”, nos diz a Palavra de Deus, por isso, eu não quero, aqui, de forma nenhuma, rogar nenhuma praga, mas apenas chamar a atenção para todos nós para vergonha que, em certos contextos religiosos, de muitos de nós, muitas vezes, nós deixamos de lado coisas que são essenciais do nosso cristianismo. O chamado de Deus é para todos nós; o chamado de Deus nos convoca a nos prepararmos bem, para vivermos a Páscoa do Senhor. 

No contexto do Evangelho, Judas foi o único que se preparou para a Páscoa, porque foi Jesus quem teve de pedir aos discípulos para ir atrás de um lugar, de uma casa para preparar a ceia, os discípulos não tiveram iniciativa. E Judas foi o único que se preparou para a Páscoa, mas ele fez isso de um modo demoníaco, Judas profanou a Ceia Sagrada, e os seus preparativos foram um culto ao maligno porque foram uma preparação para a traição de Jesus.

Que o Senhor nos livre deste mal; que o Senhor nos livre desta maldição!

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.